Voluntariado - Exército

quinta-feira, maio 15, 2008

Militares Contratados assumam o vosso Poder I

Os militares voluntários e contratados do Exército Português têm que começar a despertar para a sua importância dentro do mesmo.

Em Democracia, as maiorias têm que ser respeitadas, sendo os militares voluntários e contratados do Exército Português uma maioria inequívoca, como é que sucessivamente têm permitido que as suas condições sócio-profissionais se tenham vindo a degradar, pelo menos nos últimos três anos.

Há uma diferenciação entre os militares e desde logo os Contratados ficam como uma escolha para depois, depende muito de Unidade para Unidade e dentro destas em função das categorias, conforme sejam Praças, Sargentos e Oficiais.

Analisemos a situação dos Praças:

Dentro do Exército Português são a Maioria, apesar de ao longo dos últimos anos se ter vindo a falar sucessivamente do Soldado Profissional, com imensas dissertações, exposições de vontade, apresentação de eventuais novos fardamentos, equipamentos tecnológicos mais evoluídos, instalações que lhe são dirigidas mais adequadas aos novos tempos, entre muitas outras questões.

Vamos ao terreno e o que é que vemos, um Soldado a quem chamam Profissional, mas que tratam como se do Serviço Militar Obrigatório se tratasse, basta que se pergunte em qualquer Unidade do País, a cada Soldado como é que ele se sente em relação ao seu grau de satisfação dentro do Exército, relativamente à forma como é tratado, existem casos em que alguns ou algumas são colocados na rua sem qualquer tipo de contemplação, também porque ignoram os seus direitos e quem os pode ajudar.

Os Soldados são treinados para a Arte da Guerra e todas as suas implicações, na maioria dos casos quando esta formação acaba, são colocados por Unidades e respectivos impedimentos e o que é que ocorre, vêem-se muitas vezes a desempenhar funções que na maioria dos casos nada têm a ver com a sua formação militar profissional, tais como, limpezas, capinar, lavagem de louças nos refeitórios e muitas outras completamente desajustadas que cada um dos interessados conhece muito bem.

Porque é que estes Soldados Profissionais na sua maioria se mantêm nas fileiras e aceitam este tipo de tratamento desfasado, por um lado, é em muitos casos a sua primeira experiência de trabalho, têm um vencimento baixo, por outro lado, vão aguentando porque o mercado de trabalho também não tem muito melhor para lhes oferecer, veremos se esta situação mudar.