Voluntariado - Exército

quarta-feira, agosto 24, 2005

Formação Profissional Exército

A Formação Profissional sempre foi uma grande bandeira dos nossos políticos de trazer por casa, nos últimos anos.

Soube-se agora que em Portugal esta Formação Profissional anda completamente desfasada da realidade, cursos para satisfazer cargas horárias de Centros de Formação e Formadores, mas fora da realidade e com muito pouca aplicabilidade às necessidades emergentes no tecido empresarial e social.

Quando a demagogia prevalece em detrimento das reais necessidades das Empresas, dos Empresários e dos seus Funcionários que cada vez mais necessitam de acompanhar a passo todas as evoluções, quer da sua área específica, quer de áreas complementares, temos um Portugal em queda, por tudo se querer fazer, mas muito pouco do que é necessário.

Continua-se a pensar que o fazer muito é que é benéfico, em detrimento do estudo aprofundado, levantamento de necessidades e sua eficaz resolução com formação à medida dessas mesmas necessidades, trabalhando e superando a realidade e não as suposições de mentes brilhantes em arrecadar verbas, que de meritório têm muito pouco.

Este é o panorama geral, certamente que existem excepções, mas infelizmente muito poucas para mal dos nossos pecados, por isso tem que ser feito um esforço no sentido de inverter esta fatídica tendência, ou então, não sairemos da cepa torta.

No Exército Português, quando lá estive, nunca me foi possibilitada Formação Profissional, ao contrário do que dizia a legislação, agora digo, felizes dos que já conseguiram aceder no Exército Português a Formação Profissional.

Quando passei à disponibilidade, também nunca me foi proposta Formação Profissional, também ao contrário do que diz a legislação.

Nos nossos dias o que é que têm a dizer os camaradas que passaram há pouco tempo à disponibilidade, tiveram ou não acesso a Formação Profissional, se tiveram ficaram satisfeitos com os resultados?

Se já passaram há algum tempo à disponibilidade, já foram contactados pela DGPRM do MDN a dar-lhes conhecimento de ofertas de emprego e de Formação Profissional, isto de acordo com a legislação em vigor?

E os que se encontram no activo, estão a ter acesso a Formação Profissional, é suficiente, satisfaz?


1 Comentários

At 3:14 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

As forças armadas fazem publicidade enganosa.

 

Enviar um comentário

<< Home