Voluntariado - Exército

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Qual é o produto final das Forças Armadas Portuguesas? I

Tomando como exemplo, as Operações Especiais do Exército Português, onde a Orientação Profissional e a Profissional e respectiva Certificação não existem, na perspectiva da reconversão profissional.

Pergunta-se, afinal qual é o produto final que sai a nível de Recursos Humanos das fileiras das Forças Armadas Portuguesas, no final do tempo de serviço militar em Regime de Voluntariado e Regime Contrato (RV/RC), isto no final do tempo de prestação do serviço militar que pode ir até 9 anos e meio, mais recentemente 7 anos quem inicia pelo RV e 6 anos quem inicia pelo RC.

Operações Especiais – Desde logo, implicam um treino muito específico a nível individual e que passa pelo domínio de diversas técnicas:

1 – O manuseamento autónomo de diverso tipo de armamento individual de combate, que pressupõe um treino intenso e até domínio absoluto de diversas técnicas e circunstâncias de acção exclusivamente militar.

2 – O treino com fogo real é uma necessidade específica deste tipo de militar que actua de forma individual ou em grupos muito pequenos.

3 – A formação na elaboração de planos de acção, que são levados à exaustão, constituem uma constante formativa, até para que o sucesso nas intervenções reais que venham a ser necessárias, constituam uma naturalidade em função dos objectivos a atingir.

4 – Também a formação no Planeamento, Elaboração e Execução de Operações Irregulares, constituem uma constante formativa, tendo em conta diversos cenários de combate.

5 – A preparação no planeamento e execução a nível de Reconhecimento de Longo Raio de Acção é crucial na formação destes militares.

6 – No sentido de manterem a exequibilidade operacional, participam em diversos exercícios de âmbito Nacional e Internacional.

7 – Adquirem formação pela aquisição de conhecimentos operativos de transmissão via rádio, sistemas operativos e de navegação via GPS.

8 – Como vimos, estudam as áreas de Planeamento até à exaustão, adquirem conhecimentos em técnicas de montanhismo, tais como, Escalada, Rapel, Slide, Ventral, Funicular, Teleférico. Técnicas de Socorrismo, como evacuação e transporte de feridos. Operações Anfíbias, tanto fluviais como marítimas. Alguns destes militares obtêm o curso Sniper.

9 – Todos os militares em Regime de Voluntariado e Contrato (RV/RC) recebem grande parte desta formação, o que os habilita para imensos Combates. Continua…