Voluntariado - Exército

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Voluntário no Exército Português, que Atitude? I

O tempo em que o importante era manter na ignorância, para que dessa forma só alguns dominassem a seu belo prazer, tanto Pessoas como Organizações, já acabou.

Neste novo Milénio e Século, em que a tecnologia nos aparece com razoável desenvolvimento, tanto a específica como a mais abrangente, em que podemos situar a Internet, vem possibilitar um combate em que o individuo é o importante, dele tudo parte e para ele tudo regressa, principalmente quando assume a sua liberdade em pleno.

Este Blog é um pequeno exemplo do que num futuro próximo pode vir a acontecer, ou seja, o veículo é utilizado de uma forma responsável pela conveniente utilização de uma verdadeira liberdade, em que neste caso se abordam temas de interesse, relativamente ao Voluntariado no Exército Português de uma forma em que torna impossível, a muito curto prazo, a prevalência continuada da dita ignorância, que só interessa a uma minoria.

Com esta evolução ganha o individuo e a Instituição militar, porque deixa de evoluir no sentido do interesse de alguns e passa a evoluir no verdadeiro sentido do interesse Nacional, em que o individuo que tem a experiência a assume, pondo-a ao serviço do colectivo, em que o colectivo é constituído por indivíduos com esta natural postura.

Este paradigma já se encontra em queda livre, mas a transição positiva só será possível, quando um vasto número de indivíduos, que cada um de nós tem que se disponibilizar para mobilizar, contribuir assim no sentido de uma tomada de consciência do individuo que presta ou prestou serviço militar como Voluntário no Exército Português.

Porque todos são importantes, isto porque o que importa não é o vínculo hierárquico, ou a forma como cada um é visto, mas a adequada utilização e rentabilização dessa experiência individual, devidamente enquadrada no colectivo a que poderá sempre pertencer e neste campo está praticamente tudo por fazer.